[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O Sistema de PA, foi responsável pela mudança total na jogabilidade do personagem e também tornou o Dio um tanto odiado pela maioria dos outros jogadores. Esse sistema foi criado para proporcionar builds diferenciadas entre os jogadores e foca o uso de combos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O sistema possui diversas diferenças em relação ao sistema MP, são elas:# Possibilidade de combos variados, de acordo com a criatividade do usuário.# Habilidades e golpes, agora são utilizados em 6 teclas. (A, S, D, F, G e Z, para o ataque comum)# Maior quantidade de habilidades disponíveis, possibilitando criar combinações únicas.# Até 5 habilidades diferentes, utilizadas nos botões A, S, D, F e G.# Todas habilidades têm um custo de PA para serem utilizadas.# As habilidades (excerto passivas e bônus) possuem um Cooldown, que impede de utilizar a mesma habilidade 2x seguidas.# O counter abre um Cooldown* pré-determinado, que impede o uso de qualquer habilidade nesse período de tempo.# Por serem dependentes de PA para utilizar as habilidades, ficar com a barra vazia, torna o personagem bastante vulnerável.# Ao liberar uma nova classe, a arma inicial do personagem não muda; ele sempre usará a mesma arma.
Utilizar 6 teclas, pode ser um pouco difícil no início, mas com prática, você se acostuma.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Na Árvore de Habilidades do Dio ele dispõe de dois lados para a escolha do usuário. O lado da esquerda é chamado de Creeper e o lado da direita é chamado de Command. No lado Creeper, são utilizados os poderes naturais do personagem, seus poderes demoníacos, ou como alguns chamam; a sua "magia". No lado Command, é utilizado o arsenal do personagem, as armas que ele dispõe: foice, espada e lança. Lembrando que os ataques básicos do Dio são feitos com sua garra e sua foice.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O gráfico de atributos foi baseado na idéia do Skoyan deste tópico. * Alcance: Muito bom - Dio tem o alcance baixo e médio pois utiliza sua garra e sua foice em seus ataques.
* Suporte: Ruim - Dio não foi feito para suporte, seu objetivo é atacar e não proteger. Algumas de suas habilidades auxiliam os aliados. Isso não quer dizer que com suporte baixo, você jogador, ofereça pouco suporte. É de acordo com seu estilo de jogo. É mais comum aprender a atacar do que auxiliar e as habilidades do Dio facilitam isso.
* Ofensiva: Excelente - Por ser imprevisível em seus combos e além dos recursos que o personagem dispõe. Também não quer dizer que por ter bastante capacidade ofensiva você será um jogador ofensivo.
* Defensiva: Boa - A maioria de suas habilidades é voltada para o ataque e não para defesa.
* Dano: Muito bom - Seu dano é alto e em algumas habilidades, esse dano alto excede o limite, tornando-se altíssimo.
* Mobilidade: Muito boa - Faz todos os dashes avançados, mas perde em relação ao vingador.
Quanto aos seus atributos raízes (Ataque/Defesa/HP) é um personagem equilibrado.
Nossa Revisão: O Dio ainda não dispõe dos atributos bônus de 3ª e 4ª classe e mesmo assim suas habilidades possuem danos fortes. Sua defesa e sua vitalidade são os atributos mais complicados; a força das habilidades compensa a carência de defesa e vitalidade que tornam o Dio um personagem extremamente frágil porém bastante destrutivo. Dio também é bastante vulnerável a projéteis (flechas, kunais e/ou qualquer coisa que joguem em você).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]As classes do Dio, como dito anteriormente, não são selecionáveis. Ao liberar uma nova classe seu limite de pontos de talentos será aumentado; para cada classe nova, seu limite de uso aumenta em +30 pontos. Seu personagem receberá novas habilidades para escolher, sejam elas novos golpes, habilidades passivas ou melhoramento para as habilidades anteriores.
A mudança no personagem também será no seu visual; suas posições nas salas de PvP, Missão e Lobby e suas falas (provocar) serão todas alteradas.
Como todos os personagens, ao adquirir uma nova classe, Dio também recebe um boost em seus stats. O valor do boost, é igual para todos e ao adquirir todas as classes o bônus total é de 850 em todos os stats (Ataque/Defesa/HP) e 3% no crítico. Como no bGC o Dio só possui até a classe Drakar (2ª classe), ao mudar de classe você recebe apenas 100 de bônus nos stats e nenhum bônus do crítico.